Prorrogação de prazo de financiamento para empresas atingidas pelas chuvas de 2022 é oficializada pelo governador Cláudio Castro
CDL Petrópolis celebra novo prazo e reforça comunicado aos lojistas
O governador Cláudio Castro oficializou a prorrogação do prazo de financiamento destinado aos empreendedores de Petrópolis impactados pelas chuvas de 2022 por mais um ano sancionando a lei publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado. A medida, amplamente solicitada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis e outros órgãos representativos, recebeu destaque como um compromisso do governador Cláudio Castro em fortalecer a economia local. Assim, a contratação dos empréstimos ganhou mais um ano de carência com pagamentos iniciando apenas em abril de 2025. Ao todo, 3.326 empresas petropolitanos recorreram ao financiamento, linha de crédito especial aberta pelo governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Rio (Age-Rio) somando R$ 207 milhões.
Em encontros presenciais, a CDL Petrópolis sinalizou ao governador a importância da prorrogação de prazo para a sobrevivência dos empreendimentos da cidade e recuperação dos negócios com mais estabilidade. Uma solicitação formal da CDL de Petrópolis ao gabinete do governador Cláudio Castro foi feita logo após a aprovação de projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no início do mês.
O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, enfatizou a necessidade desta prorrogação, apontando que a recuperação total dos negócios afetados pode levar mais de 36 meses. “Essa manifestação que fizemos reforça apenas a importância da medida porque o governador já vinha sinalizando sua postura em apoiar o comércio local, o que ele fez desde o início com o socorro imediato após as chuvas de 2022 e o compromisso contínuo com a estabilidade econômica da região”.
A medida de prorrogação atende aos comerciantes que ainda enfrentam os impactos das devastadoras chuvas de 2022. A prorrogação foi proposta pelo deputado estadual Chico Machado e teve anuência da Alerj e agora a sanção do governador. Esta será a segunda ampliação do prazo de carência do financiamento. A legislação estadual n° 9.986,, de 2023, de autoria do então deputado estadual Bernardo Rossi, já havia estendido o período por 12 meses a partir de 15 de abril de 2023, também referendada pelo governador Cláudio Castro.
“A prorrogação do prazo de financiamento representa não apenas um suporte financeiro essencial para os empreendedores de Petrópolis, mas também evidencia a importância do diálogo colaborativo entre entidades representativas do comércio e o poder público. Com a iminente aprovação da lei de prorrogação, os microempresários podem encarar o futuro com mais confiança, sabendo que têm o apoio necessário para reconstruir e fortalecer o ambiente empresarial da região”, afirma Cláudio Mohammad.