Pesquisa aponta boa expectativa de vendas para o Dia das Mães
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis acaba de divulgar uma pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional das CDLs e pelo SPC Brasil apontando que 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no Dia das Mães, data considerada como a segunda melhor do ano para o comércio de bens e serviços. Esse número é superior à expectativa de 2020 que ficou em 68% e próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia.
Apesar disso, a pesquisa revela também que os consumidores estão receosos em aumentar gastos em 2021. Cerca de 34% dos consumidores esperam gastar menos do que no último ano, enquanto 30% planejam gastar o mesmo valor. Entre os que pretendem gastar menos, 40% citaram o cenário econômico pior que no último ano, 37% disseram que estão com o orçamento apertado e 28% mencionaram as incertezas quanto ao cenário econômico e finanças pessoais. Por outro lado, considerando os que vão gastar mais (24%), 53% disseram que querem dar presentes mais caros, 50% irão comprar um presente melhor e 32% têm intenção de compensar a situação de isolamento social da pandemia.
Para o presidente da CDL Petrópolis, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, o setor tem uma visão realista sobre as dificuldades do momento, mas espera que o Dia das Mães possa trazer algum alento para o comércio.
– Em primeiro lugar, o comércio de Petrópolis espera poder continuar aberto, tomando todos os cuidados sanitários para preservar a vida nessa pandemia, especialmente nessa semana que antecede o dia das mães. Sabemos que a crise econômica é grave e o desemprego está alto, mas esperamos também que a motivação de presentear as mães e esposas movimente o setor e essa data possa ser comemorada ainda que à distância – afirma Luiz Felipe.
Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços. A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (49%), perfumes (42%), cosméticos (28%) e chocolates (21%). O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%).