Cláudio Castro: “movimentos como o Petrópolis 2030 são fundamentais”
Governador fez reunião de trabalho com empresários de Petrópolis com balanço das pautas reivindicadas que estão em curso pela gestão estadual
“Movimentos como esse, nos quais a sociedade civil se une, são fundamentais para definir o caminho que o governo deve adotar. É um dever ser acolhido pelo poder público a pauta de um movimento como esse, sem bandeira política, para abraçar a cidade de maneira apartidária, trabalhando juntos pelo bem-estar de todos os cidadãos. O movimento Petrópolis 2030 está sinalizando o que a cidade precisa e agora é olhar para a frente para ir adiante no caminho do desenvolvimento econômico que gera a qualidade de vida que todos querem”. A declaração do governador Cláudio Castro abriu a reunião de trabalho com o Petrópolis 2030, composto por 26 entidades empresariais e da sociedade, que recebeu o chefe do executivo estadual e o secretário de Governo, Bernardo Rossi, nesta quarta-feira (01/11).
A reunião de trabalho no espaço Locanda Centro Histórico reuniu mais de 140 empresários e teve como foco a apresentação das ações do estado em Petrópolis, com destaque para o programa Segurança Presente, que foi inaugurado no município logo após o encontro com os empresários. Um balanço das ações no Estado em dois anos foi apresentado por Bernardo Rossi com a soma expressiva de R$ 1,2 bilhão em investimentos entre obras, programas e apoio financeiro aos empreendedores após as chuvas de 2022.
“Vamos também dar a partida nas obras de contenção da Rua 1° de Maio, na Castelânea e no Indaiá; temos a segunda etapa do extravasor do Quissamã que já iniciamos; hoje trazemos o Segurança Presente e ainda cito a dragagem dos rios e outros serviços pontuais do Estado em Petrópolis que é um agente fundamental para reerguer a cidade”, enumerou Bernardo Rossi, pontuando ainda o financiamento da AgeRio em socorro às empresas e a postergação do prazo de pagamento das linhas de crédito abertas com exclusividade para os empreendedores de Petrópolis.
Para Cláudio Castro, agora é hora de Petrópolis olhar para a frente. “Vamos partir para ações como esta pauta que foi levantada pelo movimento e que mudem a realidade empresarial, que facilitem a vida do empreendedor, suavizem a carga tributária e que ajudem Petrópolis a crescer”, enumera.
Para o secretário estadual de Governo, o movimento Petrópolis 2030 tem uma atuação que vem fazendo a diferença. “Não recebemos do cidadão organizado neste movimento apenas a queixa, mas a solução, o caminho que o Estado deve seguir para atender a cidade. Esse ‘trazer pronto’ dá a celeridade e o direcionamento que o poder público precisa para atender aos anseios e acaba gerando uma união de esforços produtiva, empenhada e pró ativa”, considera Bernardo Rossi.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, que lidera o movimento empresarial, a pauta de reivindicações tem encontrado no Estado um agente realizador. “Além do Segurança Presente estamos acompanhando a volta do Trem na Serra Velha com orçamento já garantido para 2024, a solução para a BR-040 e outras ações que são fundamentais para a cidade. Há ainda muito a fazer, mas o avanço é evidente”, considera o empresário.
A reunião teve a presença de mais de 140 empresários de diversos segmentos, representantes das 26 entidades que formam o Petrópolis 2030, vereadores e ainda a participação do bispo Dom Gregório Paixão, do desembargador Alexandre Teixeira e do juiz diretor do Fórum de Petrópolis, José Cláudio Macedo Fernandes.
Quero ser lembrado como o ‘governador de Petrópolis’
Cláudio Castro disse aos empresários que é um ‘dos maiores divulgadores da cidade’. “Sou feliz em vir a Petrópolis sempre, de estar aqui com minha família, de curtir uma cidade de beleza ímpar. A gente passa, os governos passam e quando isso acontecer quero ser lembrando como o ‘governador de Petrópolis’”, afirmou Cláudio Castro. Para ele, a cidade precisa projetar o futuro e o Estado será parceiro nesta empreitada. “Todas as ações que desempenhamos em Petrópolis a partir das chuvas de 2022 ficaram gravadas em meu coração e são uma prova de amor à cidade no momento da crise. Mas, agora é olhar para frente e melhorar a vida do petropolitano”, afirma.
O governador antecipou que os projetos na cidade irão continuar. “Aplicamos R$ 1,2 bilhão em Petrópolis, mas ainda é pouco para uma cidade com sua importância econômica, turística e cultural. Esse trabalho tem que ser incessante e temos em mente que vamos colaborar para esse planejamento que pretende chegar a 2030 com Petrópolis em outro patamar como pontua o movimento empresarial”, afirmou.
Segurança Presente em Petrópolis
O governador Cláudio Castro, acompanhado pelo presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, líder da aliança empresarial, destacou a importância do Segurança Presente para a cidade, enfatizando a necessidade de manter Petrópolis como a mais segura do estado. Ele ressaltou que a segurança é fundamental para a qualidade de vida, a expansão de negócios, a atração de investimentos e o estímulo ao empreendedorismo.
“O Segurança Presente, que está sendo instalado na cidade, é uma das pautas do movimento empresarial que apresentamos ao estado que hoje se torna realidade. A cada item que conquistamos é uma vitória para toda as entidades que se uniram nestes pleitos e nos motiva a ir sempre adiante, elegendo mais projetos e ações que devem ser realizadas para que Petrópolis volte a trilhar o caminho de desenvolvimento”, afirmou Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.
O posto fixo que será instalado na Praça da Inconfidência, no Centro Histórico, é a 39ª base do Segurança Presente no Estado. “O programa é sucesso absoluto em todas as regiões e respeitado pela população e que soma resultados. Petrópolis e a cidade mais segura do Estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, mas não deve ser acomodar em segurança. A meta deve ser sempre reduzir os índices a cada dia”, afirma Bernardo Rossi.
A unidade de Petrópolis contará com 31 policiais, 21 agentes civis e assistente social, e irá funcionar diariamente das 8h às 20h. “A inauguração desta base em Petrópolis reflete nossa dedicação em expandir o policiamento comunitário em todo o estado. É incontestável: onde o Segurança Presente é implementado, observamos uma imediata diminuição das taxas de criminalidade. Nossa prioridade é proporcionar maior segurança à população e ao comércio local, promovendo um ambiente mais seguro, e estamos comprometidos com esse objetivo”, enfatiza o governador Cláudio Castro.
Petrópolis 2030 estabeleceu pautas e prazos para recuperar a economia
O movimento empresarial nasceu da convergência de ideias de representantes de vários setores produtivos na cidade que identificam que é preciso reverter, em pouco tempo, o esvaziamento econômico que Petrópolis sofre. Reunidas, as instituições elencaram 20 propostas básicas de obras, programas e equipamentos que podem mudar essa realidade e estabeleceram como meta o ano de 2030 para que estejam em funcionamento estas reivindicações.
As primeiras 20 propostas do movimento Petrópolis 2030 foram divididas pelos setores de Transporte, Infraestrutura, Tecnologia, Defesa Civil, Segurança, Turismo, Eventos e Desenvolvimento Econômico. Os projetos incluem a ligação Bingen-Quitandinha e a nova pista de subida da serra, a revitalização da Rua Teresa, um centro de convenções, uma escola de cervejaria, melhoria no abastecimento de energia, expansão do gás natural encanado e investimentos em segurança.
Além disso, há a urgência da criação da Faculdade de Tecnologia e inclusão de um curso de tecnologia no ensino médio em Petrópolis, uma campanha de divulgação da cidade para consolidar o turismo e atrair investimentos, a instalação de um radar meteorológico de última geração e um heliporto.